1 de mar. de 2011

Carnaval começa com AFOXÉ





Defumação e pétalas de rosas limpam a avenida e dão largada na festa em Joinville

Eles não são um bloco oficial, mas são os primeiros a entrar na avenida do Carnaval joinvilense. O Afoxé desfila separado das outras manifestações porque não é só no Carnaval que ele existe, já que tem uma profunda vinculação com os terreiros de candomblé. É por isso que eles entram primeiro, limpando a avenida com defumação e pétalas de rosa. Afinal, foi também com o Afoxé que começou o Carnaval no Brasil: foi o candomblé de rua que, formado por sociedades carnavalescas da Bahia, começou a desfilar em 1885.

Em Joinville, o Afoxé vai desfilar pela terceira vez. Crianças de oito meses estarão junto com o grupo desfilando no colo das mães. Outras ainda nem nasceram, mas serão a parte mais importante do enredo deste ano: a fertilidade. “Os orixás que regem este ano são Oxum e Xangô. Oxum é a deusa da fertilidade para o candomblé e Xangô é do ouro. Por isso teremos cinco negras lindas grávidas como destaque do Afoxé”, conta a coordenadora do Afoxé Ylê Ashê Omylodê, de Joinville, Jacila Barbosa.

A rainha do Afoxé do ano passado, Pâmela Graziele da Cruz, 25 anos, vai voltar a ser destaque, já que está grávida de oito meses. Ela passa o título para a irmã, Arimeirede Elaine da Cruz, e entra na frente dos outros membros do Afoxé com as outras mulheres grávidas do grupo distribuindo rosas para o público”. No ano passado, 1,2 mil rosas foram distribuídas.


Jornal a Notícia - Joinville - 01 de Março de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário