17 de nov. de 2011

3a. semana da Consciência Negra - Matéria do Jornal Notícias do Dia - 17/11/2011

Rogério Souza Jr./ND - Jornal Notícias do Dia - 17/11/2011

Empenho. Uma das coordenadoras é a Yalorisha Jacila D’Oshun


A terceira edição da Semana da Consciência Negra de Joinville vai além de uma série de atividades para celebração da cultura afro – segundo uma das coordenadoras do evento, Yalorisha Jacila D'Oshun, a cada ano o evento tem se integrado mais a sociedade, não atingindo apenas aos adeptos dessa tradição cultural e religiosa.
A programação inicia hoje e vai até 21 de novembro, com exposição de fotografias, palestras, atividades artísticas e culturais, filmes e uma feijoada comemorativa ao Dia da Consciência Negra, no domingo. Outro destaque é a lavagem das escadarias do Monumento ao Imigrante, na praça da Bandeira, um ato ecumênico inspirado na lavagem das escadarias do Bonfim de Salvador (BA) no sábado às 10h30. “Nossa ideia é acrescentar um sentido a mais num monumento público. Afinal, o negro também é um imigrante”, acrescenta Jacila.
A organizadora esteve diretamente envolvida nas duas edições anteriores do evento, acompanhada do axogun Gerson Machado e por uma comissão da Fundação Cultural. “Eu sempre ia ao Rio de Janeiro nesta época do ano, para acompanhar as festividades. Como tenho uma Casa de Santo, por que também não promover algo aqui?”, explica.
Para ela, a Semana da Consciência Negra tem crescido consideravelmente em Joinville a cada nova edição. “No primeiro ano até alguns grupos tinham receio de se expor, mas hoje mesmo quem não é adepto da religião tem participado”, avalia.
O evento começa hoje com atividades na Estação da Memória e a primeira sessão do Cine Ilê, exibição de filmes e documentários com a temática negra seguido de palestras e confraternização. A atividade será no Centro de Umbanda Ilê Axé de Iansã, no Escolinha. “Este ano faremos essas sessões em diferentes centros, trazendo as escolas para participarem e conhecerem a cultura negra”, diz Jacila.

Negros sepultados no Cemitério dos Imigrantes
Na quinta-feira, haverá a já tradicional homenagem aos negros sepultados no Cemitério dos Imigrantes de Joinville. Segundo Jacila são 14 sepulturas documentadas, descobertas através de pesquisas e que recentemente ganharam uma lápide para identificação. Durante a semana haverá ainda a participação de três integrantes do Maracatu Nação Estrela Brilhante, de Recife (PE).
Além de Jacila e de sua Ylê Axê Ya Omi Lodê - Casa da Vô Joaquina, o Grupo de Afoxé presidido por Kobarodê, com participação de Sandrinho do Ashe Efon, está na organização da Semana. Paralelamente aos eventos organizados pelo povo de santo, há ainda atividades sob responsabilidade da Fundação Cultural de Joinville na programação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário