18 de nov. de 2011

Afoxé Omilodê- Cemitério dos Imigrantes

(clique na imagem para visualizar em maior tamanho)
Imagens cedidas por Tucunaré Produções Culturais. Fotografia : Rose Busko
Contratação de apresentações, palestras ou oficinas entrar em contato com (47) 3025-3180

Dando continuidade na 3a. Semana da Consciência Negra, o Grupo Afoxé Omilodê fez uma
Homenagem aos negros sepultados no Cemitério dos Imigrantes de Joinville
É um ato de reverência a todos os negros que participaram do processo de colonização de Joinville e que muitas vezes foram esquecidos pelas narrativas históricas

Matéria : JORNAL NOTÍCIAS DO DIA - 18/11/2011

 
Foto: Fabrizio Motta/ND

Foi ao som do batuque dos tambores do grupo afoxé  do Ale Axé Iya Omilode que os 14 negros sepultados no Cemitério dos Imigrantes foram homenageados, na manhã de quinta-feira. Uma coroa de rosas brancas foi depositada na lápide que resgata esse pedaço da história joinvilense.  A homenagem faz parte da programação da terceira edição da Semana da Consciência Negra de Joinville, que segue até o dia 21 de novembro.
Uma das coordenadoras do evento, Yalorisha Jacinla D´Oshun, ressaltou que a homenagem comprova que a presença negra já fazia parte de Joinville desde os primórdios da cidade. “É um reconhecimento, 160 depois, da contribuição da cultura afro para a cultura joinvilense”, afirmou Jacila. “Resgatar essa parte da história da cidade é fundamental para a identidade do povo negro e da diversidade de Joinville”, enfatizou.
O presidente da Fundação Cultural de Joinville, Silvestre Ferreira, afirmou a homenagem aos negros é uma forma de criar um espaço de diálogo da história da cidade e o reconhecimento do papel do negro vem acrescentar outras histórias na história de Joinville.

Nenhum comentário:

Postar um comentário