29 de fev. de 2012

CARNAVAL JOINVILLE 2012

O Grupo Afoxé Omilodê abriu mais uma vez o Carnaval de Joinville 2012, fazendo a limpeza da avenida e trazendo boas energias para a festa.

Afoxé celebra a paz nas ruas de Joinville
O Afoxé não é um bloco de Carnaval, mas tem o direito de ser o primeiro a entrar no desfile de Joinville. Afinal, eles representam o grupo que deu início à festa no Brasil, com a criação do samba e da cultura africana no País. Este ano, o tema foi paz e os integrantes entraram  na avenida de branco, representando Oxalá, o Orixá associado à calma, e fazendo homenagem à Gandhi. O samba, criado por Ogan Alexandro, o Sandrinho, é "Ago Gandhi" e reverencia a ele e aos filhos de Gandhi. "Nossa intenção é respeitar as hierarquias", conta Sandrinho.
Além dos frequentadores da Casa da Vó Joaquina, o grupo que entrou lavando e defumando a rua para os blocos e escolas entrarem . Integrantes do Nação do Maracatu Estrela Brilhante de Recife vieram para Joinville para dar oficinas e sairam com o Afoxé, trazendo a experiência do Carnaval pernambucano. "Eu saio no Carnaval de Recife desde menino, então este ano não sentirei falta. Vamos ajudar a desenvolver o Carnaval de Joinville", conta Carlos Alberto Araújo.
O Afoxé levou uma harmonia completa para o Carnaval, com músicos de grupos de samba da cidade que tocaram violão e cavaco. O samba-enredo foi acompanhado por outras canções do Afoxé e levados pelos intérpretes Régis Correa e Crisline de Souza, que ensaiaram o ano inteiro com o grupo para fazer bonito. "Joinville precisa disso e é uma oportunidade de mostrar a cultura da África", avaliou Régis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário